Skip to main content

A torneira com filtro para a cozinha é um item cada vez mais buscado por quem está construindo ou reformando, afinal, esta é uma das maneiras mais práticas e sustentáveis de ter água livre de impurezas e prontinha para consumo na nossa casa.

Isso porque ter uma torneira com filtro na cozinha nos ajuda a cuidar do meio ambiente e poupar dinheiro ao reduzir a compra de garrafas de água de plástico. Além disso, evita todo o trabalho de ter que fazer a substituição dos garrafões de água ou reposição de garrafdas de água periodicamente.

 

 

E por que não devemos beber água da torneira?

Apesar de tomar água da torneira ser algo comum, principalmente na Europa, precisamos ter atenção. A água sai sim tratada da estação, porém, no percurso, ela passa por encanamentos e reservatórios que podem estar sujos, danificados ou enferrujados.

 

Dessa maneira, quando a água chega na nossa casa, ao beber podemos estar expostos a contaminações. Por exemplo: é muito comum encontrar nos sistemas hidráulicos vírus e bactérias capazes de provocar graves doenças a pessoas e animais; os metais pesados são outros componentes que podem estar presentes na água não filtrada e causar doenças graves, como câncer, danos no sistema nervoso central e prejuízos ao fígado; além disso, o próprio cloro e flúor podem ser prejudiciais à saúde quando consumidos em grandes quantidades.

No vídeo abaixo, falamos sobre os usos da torneira dom filtro e do purificador. Acompanhe:

 

https://www.youtube.com/watch?v=EnhI92hOx4c

 

Qual torneira com filtro para cozinha mais saudável?

Tanto as torneiras com filtro para cozinha quanto os purificadores de água são excelentes opções para melhorar a qualidade da água do consumo. Além de retirar pequenas partículas, fazer o controle microbiológico, reduzir o cloro, elas também permitem que a água não fique com gosto ou cheiro.

Mas aí você chega na loja e vê que são várias as opções e se perde. Existem algumas opções disponíveis no mercado, cada uma apresenta suas vantagens e características específicas e aqui vamos falar mais sobre elas.

 

Filtro de Barro para cozinha

O filtro de barro é um modelo simples que funciona fazendo a filtragem através de uma vela central. Elas funcionam por gravidade, não recebendo nenhuma pressão para acelerar o processo, por isso funcionam mais lentamente.

 

Esta opção costuma ser bem mais barata, mas alguns pontos devem ser levados em consideração.

As velas precisam ser limpas periodicamente e trocadas quando ficarem amareladas. Além disso, depois de um tempo, o filtro pode necessitar de substituição, já que é comum que eles deixem um gosto desagradável na água com o passar do tempo.

 

Filtro de Carvão Ativado

O carvão ativado é proveniente da queima de cascas de coco ou alguns tipos de madeira com baixo oxigênio e altas temperaturas. A queima resulta em um elemento bastante poroso e granulado.

A porosidade característica torna o carvão ativado um excelente material para a filtragem da água, removendo as impurezas através da adsorção ou da redução catalítica.

Na adsorção, o carvão ativado segura em seus poros as partículas que causam cor, odor ou sabor na água e lá permanecem por retenção física. Na redução catalítica, a ligação entre o carvão ativado e os contaminantes é química.

 

A troca do refil é bem fácil e dispensa a necessidade de uma pessoa especializada e existem duas formas de usar o carvão ativado na filtragem: o uso do carvão ativado em seu formato natural (granular) ou em formato compactado, que também é conhecido como Carbon Block.

 

Carbon Block ou Carvão Block

No mercado, você também vai encontrar filtros com a tecnologia Carbon Block. Tenha em mente que este é um tipo de elemento filtrante no qual o carvão ativado é compactado, possuindo algumas características que se assemelham ao carvão ativado no seu formato natural, mas com algumas diferenças.

 

Falando sobre o carvão ativado disposto em formato natural, ou granular, é preciso ter em mente que a água passa mais rapidamente e seguindo um caminho padrão. Isso faz com que os poros que recebem o maior fluxo de água se saturem mais rapidamente e a filtragem perca sua eficiência.

Já o Carbon Block, por ser compactado, faz com que a água passe uniformemente pelos poros garantindo a eficiência da filtragem e elevando o tempo de vida do elemento filtrante. Além disso, por estar compactado, o Carbon Block aumenta a eficiência na retenção de partículas sólidas por retenção física.

 

Filtragem em 3 etapas

Também é possível encontrar no mercado filtros em 3 etapas ou em 3 estágios. Estes modelos de filtro possuem: na primeira etapa uma camada pré-filtrante para a retenção de limo, barro e ferrugem; em seguida, a água passa pelo carvão ativado que eliminará o excesso de cloro, fará o controle do nível microbiológico e removerá o sabor e odor indesejado da água; por fim, a água passa por uma camada filtrante para a retenção de partículas.

 

Filtro com Ozônio

As torneiras e misturadores deste tipo captam oxigênio do ambiente e o transformam em ozônio, que é um esterilizante natural, e o inserem na água com a finalidade de purificá-la.

O ozônio é um gás que ao ser misturado à água tem o poder de eliminar 99% das bactérias e remover 75% dos agrotóxicos dos alimentos em apenas 30 segundos, além de eliminar odores indesejáveis.

 

As torneiras com ozônio costumam possuir um custo de aquisição bem elevado, mas mostram-se muito eficientes.

 

Onde comprar torneira com filtro para cozinha?

Agora que você já sabe quais os diferentes tipos de filtros para cozinha, encontre aquele que mais se encaixa com o que você busca e é financeiramente acessível.

Recomendamos fortemente o uso de torneiras com filtro para cozinha, já que estas opções costumam ocupar menos espaço e ser mais práticas.

 

Veja as várias opções de torneiras para cozinha com filtro disponíveis para você na Liven Casa.

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?