Que os utensílios de cozinha são essenciais a gente já sabe, mas quais seriam os tipos de utensílios e o que deve ser levado em consideração na hora de escolher os essenciais para nossa casa?
No texto de hoje queremos te falar sobre isso!
Tipos de utensílios de cozinha
Quando falamos em utensílios de cozinha, podemos dividi-los basicamente em quatro tipos: os utensílios básicos, os utensílios para servir, os eletrodomésticos e os utensílios para organizar e limpar a cozinha.
Utensílios básicos
A lista de utensílios utilizados na cozinha pode variar de acordo com seu gosto e suas necessidades, mas os básicos sempre deverão estar presentes nela, afinal, sem eles você terá dificuldades de usar sua cozinha.
Como estes itens são super importantes, vamos colocá-los aqui em forma de lista para que você possa usar como apoio na hora de equipar sua cozinha.
- Conjunto de pratos (fundos, rasos e de sobremesa);
- Conjunto de copos;
- Conjunto de xícaras;
- Conjunto de talheres;
- Jarras;
- Tigelas de diferentes tamanhos;
- Tábua de cortar;
- Panelas – mais abaixo falaremos sobre os diferentes tipos;
- Conjunto de facas;
- Coador de café;
- Peneira;
- Medidores;
- Abridor de latas, de garrafas e saca-rolhas;
- Funil;
- Espremedor de alho ou pilão + peso (mão de pilão);
- Forma de gelo;
- Potes para guardar diferentes tipos e grãos (arroz, açúcar, café…);
- Formas de bolo;
- Escorredor de macarrão;
- Garrafa térmica para café;
- Porta temperos;
- Descanso de panela;
- Ralador;
- Afiador de facas;
- Luva térmica de silicone ou pegadores de panelas.
Depois de adquirir estes básicos, você vai sentindo conforme for utilizando sua cozinha o que é necessário para você, como, por exemplo:
- Amaciadores de carne;
- Rolo de abrir massas;
- Jogos para queijo;
- Moedor de grãos;
- ou pincel de silicone.
Essa é nossa recomendação para evitar que você compre coisas que nunca vai chegar a usar.
Utensílios para servir
Agora que você já sabe os básicos, vamos para outros tipos de utensílios de cozinha indispensáveis: os utensílios para servir.
- Colher básica
A colher básica é aquela que se assemelha a uma colher das que usamos para comer, só que em uma versão bem maior.
Este tipo de colher é utilizado para servir arroz e cozidos.
- Concha
Precisamos começar pelas conchas, que são aquelas colheres com uma profundidade maior e são utilizadas para aqueles alimentos que possuem mais caldo, como o feijão e as sopas.
- Concha de molho
Além das conchas maiores, que vemos em todas as casas, temos também a concha de molho, que é uma versão menos e é utilizada justamente para servir molhos.
- Espátula
Bom, as espátulas são outros utensílios super interessantes e existem diferentes tipos para sua cozinha.
Existem as espátulas de bolo, que são aquelas que possuem a ponta mais fina e servem para cortar e servir sobremesas – e o próprio bolo.
Existem também as espátulas de silicone, que são usadas para misturar massas em recipientes. Elas são super recomendadas pois suportam altas temperaturas, além de não riscarem materiais mais delicados (como panelas antiaderentes).
Temos também as espátulas de manteiga, que são pequenas e são utilizadas para espalhar manteiga, pastas e patês.
- Pegador para massa
É uma espécie de “colher” com dentes ao redor. O pegador de massas serve para pegar massas sem quebrá-las.
- Escumadeira
As escumadeiras são aquelas colheres que são mais planas e possuem furos.
Sua principal função é escorrer o óleo das frituras, mas ela também pode ser usada para pegar alimentos mais secos, como arroz, lasanhas e risotos.
- Pegador de frios
O pegador de frios é ideal para pegar saladas, queijos e outros frios.
- Pegador de carne
O pegador de carne é interessante principalmente para quem curte um churrasco. Ele evita que você fure a carne e perca seus líquidos internos e sua suculência.
Ao escolher seu pegador, opte por um mais longo, pois assim você consegue alcançar a carne em locais mais distantes sem correr o risco de se queimar. Além disso, recomenda-se que o cabo seja de plástico ou madeira, para evitar queimaduras.
Eletrodomésticos
Assim como os demais utensílios, os eletrodomésticos também são responsáveis por facilitar as tarefas da casa e tornar seus dias mais práticos e aqui trazemos:
- Geladeira;
- Forno;
- Fogão;
- Cooktops;
- Coifas.
Se você quiser ler mais sobre eles, aqui no blog temos um texto completo sobre quais eletrodomésticos não podem faltar na sua cozinha.
Utensílios para organizar e limpar a cozinha
Agora que você já sabe o que deve ter na sua cozinha, então deve entender que ela precisa se manter limpa e organizada, correto?
Falando primeiro em organização, os potes são essenciais para manter esta ordem. Além disso, você vai precisar pensar em outros itens como escorredor de louças e pano de prato.
Na sua pia, você terá detergente e esponja, então deve pensar em um suporte para eles. No entanto, recomendamos fortemente a utilização de dosadores e cubas com acessórios, que ajudam na organização da cozinha ao mesmo tempo em que acrescentam estilo.
Agora falando em limpeza, rodinhos de pias são super indicados, bem como paninhos para a limpeza de superfícies.
Outro ponto super importante a se considerar são as lixeiras de cozinha, já que no dia a dia geramos bastante lixo seco, como embalagens de alimentos, e orgânico, como restos de alimentos, por lá.
Para a eliminação do lixo orgânico recomendamos fortemente o uso de trituradores. No entanto, ainda assim é importante que você tenha uma lixeira de cozinha para o lixo seco.
Ao escolher sua lixeira saiba que vários itens devem ser considerados no processo de escolha e, aqui no nosso blog, também temos um artigo falando sobre lixeiras para cozinha e tudo o que você precisa saber para escolher a sua.
BÔNUS: Entenda os diferentes tipos de panelas
Como sabemos, as panelas são utensílios de cozinha indispensáveis e, para escolher a melhor, você deve conhecer os principais tipos.
Por isso, resolvemos fazer um tópico bônus falando sobre os diferentes tipos de panelas e quando você vai utilizar cada uma delas.
Panelas de cabo
As panelas de cabo são super versáteis e utilizadas principalmente no preparo de molhos, já que você precisa ficar mexendo, então o ideal é que você consiga segurar a panela com firmeza e uma certa distância da parte quente. Por isso, as panelas de cabo são as mais adequadas para isso, pois permitem que você segure a panela com segurança e conforto.
Caçarola
Na caçarola, ao invés do cabo, temos duas alças laterais.
As caçarolas são mais altas e fundas também, por isso são ótimas opções para um cozimento mais lento dos alimentos, como quando precisamos preparar ensopados e cozidos.
Frigideira
Sobre a frigideira nem precisamos falar muito. Ela é uma das mais presentes e que conseguimos identificar facilmente pelo nome, como a panela de pressão.
As frigideiras são ideais para grelhas e selar os alimentos e você vai precisar de uma na sua casa.
Panela de Pressão
A panela de pressão, também muito conhecida como mencionamos anteriormente, acelera o processo de cozimento dos alimentos, por conta de seu sistema que aumenta a pressão e a temperatura no seu interior.
Ela é muito utilizada justamente quando se quer preparar alimentos mais rapidamente, principalmente com alimentos mais duros, como feijão, por exemplo, pois economiza tempo e gás.
Caldeirão
O caldeirão é mais indicado para aqueles que têm o costume de cozinhar grandes quantidades de ensopados e cozidos.
Eles são mais fundos que a caçarola e são utilizados nesses processos que necessitam de uma quantidade maior de água.
Fervedor
O fervedor é utensílio obrigatório. São aquelas panelas mais altas e estreitas, indispensáveis para a fervura de água, ou outros líquidos.
Pipoqueira
A pipoqueira é um plus e tem seu nome auto explicativo: serve para o preparo de pipocas.
Agora que você já sabe sobre os tipos de panela, recomendamos a leitura dos diferentes materiais em que elas são fabricadas e quais suas vantagens e desvantagens. Depois disso, você será capaz de escolher a panela ideal para suas necessidades.
Como escolher os utensílios para sua cozinha
Agora que você sabe os tipos de utensílios de cozinha essenciais para sua casa, precisamos falar sobre como escolher estes itens.
[products-posts/]
Dê preferência para utensílios que não sejam de madeira
A madeira é um material super antigo utilizado na preparação de alguns utensílios como tábuas e colheres. No entanto, este é o tipo menos recomendado também.
Isso porque este material possui ranhuras provocadas ou por lâminas ou pela dilatação do material e estas ranhuras permitem o acúmulo de resto de alimentos e a proliferação de bactérias.
A madeira é de difícil higienização, então estes restos de alimentos permanecem ali mesmo após a lavagem.
Faça uma lista dos principais utensílios que você irá precisar
A lista vai te ajudar a não esquecer de nada na hora das compras.
Outro ponto é aquele que já mencionamos, ela vai evitar que você compre coisas que você nem vai usar. Afinal, quando entramos em lojas de utilidades, ficamos seduzidos por tantas opções e novidades. Não caia nessa!
Nossa dica é: siga sua lista e depois de um tempo compre coisas que você sentir que fazem falta pra você. Assim você economiza dinheiro e vai evitar a sobrecarga na sua cozinha.
Compre no lugar certo
Por fim, nossa terceira dica é buscar locais certos.
Hoje, a internet nos permite comprar as coisas do conforto das nossas casas e recebê-las com rapidez e segurança. Busque lojas de reputação confiável e que ofereçam um bom suporte ao cliente.